Economia Circular

Uma vida mais longa para os produtos - Da Economia Linear à Economia Circular

Atualmente, os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) rapidamente são descartados e substituídos por outros mais modernos. Uma quantidade alarmante desses equipamentos é considerada “lixo” ainda estando funcional. Tal facto deve-se a diversos factores, como o consumo excessivo e acessível a todos, o ritmo acelerado do progresso tecnológico, o crescimento demográfico ou o aumento da esperança média de vida.

De acordo com as estatísticas da UE, estima-se que em 2020 deverão ser gerados, só na União Europeia, mais de 12 milhões de toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).

O atual modelo económico baseia-se no processo de “extrair matérias-primas, fabricar, usar e deitar fora”. Este modelo económico depende fundamentalmente dos recursos naturais finitos, que começam a escassear e está a ameaçar os limites e a conduzir-nos a um impasse ambiental.

economia-circular

Vivemos numa época em que algumas matérias-primas correm risco iminente de esgotamento, pelo que os custos na sua extração são cada vez mais elevados. Para além disso, não há precedentes da enorme geração de resíduos inutilizados e potencialmente tóxicos.

A conjuntura atual levou a UE a adotar um plano de ação para a economia circular.

Assim, a preservação e valorização do capital natural e a minimização de desperdícios em toda a cadeia de valor, são focos da economia circular.

A Economia Circular é uma nova forma de projetar, fazer e usar, que se centra em “fechar o ciclo”, respeitando os limites do Planeta. O ciclo fecha-se, ao permitir que os produtos reentrem, não sendo portanto eliminados.

O contributo da HappyGREEN na Economia Circular

Na HappyGREEN, queremos fechar o ciclo!

Apostamos em fechar ciclos através da recuperação, recondicionamento e/ou reparação de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (Computadores, monitores, pequenos eletrodomésticos) que antes acabariam em aterro sanitário mas que connosco são recolocados no mercado.

Recolhemos consumíveis de impressão tentando ao máximo, através de triagem especializada, identificar e reintroduzir no mercado todos os que se encontram aptos para serem reutilizados.

economia-circular

Converter os resíduos novamente em produtos é a nossa divisa e só assim se conseguirá eliminar o conceito de “fim-de-vida”.

A extensão do ciclo de vida vai muito para além da reciclagem dos produtos. Cada material é usado e reutilizado ao máximo com o mínimo de desperdício (reutilização, remanufactura, recondicionamento).

Mas isto exige também mudanças a nível individual. E essas mudanças envolvem TODOS!!!

Prolongar a vida dos produtos é um dos princípios de negócio da HappyGREEN e é com orgulho que afirmamos que estamos a contribuir ativamente para tornar circular a economia de uma indústria altamente poluente e consumidora de recursos – A indústria dos produtos eletrónicos!

Como “na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, temos de parar de transformar os recursos naturais limitados do nosso planeta em lixo e começar a transformar o lixo em produtos antes que seja tarde demais.