A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibilizou uma página nas redes sociais e um email para que os cidadãos denunciem produtos excessiva ou injustificadamente embalados em plástico.
No Dia Mundial do Ambiente, a DECO passou a ter disponível um endereço de e-mail (plasticoamais@deco.pt) para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico, com as imagens a serem depois encaminhas para os respetivos produtores ou retalhistas.
A DECO explica em comunicado que vai pedir a esses produtores ou retalhistas que eliminem ou apresentem alternativas para as embalagens com plástico a mais.
Além do endereço de e-mail, estão disponíveis em todas as redes sociais páginas para receber as mensagens dos consumidores, com a DECO a incentivar a utilização do “hashtag” #plasticoamais e a partilha de fotografias de produtos desnecessariamente envolvidos em plástico.
“Sem prejuízo dos esforços dos decisores políticos e da estratégia europeia para a redução da poluição causada pelo plástico, consideramos que não há tempo a perder”, diz a DECO no comunicado.
Fonte da associação disse à Lusa que também vão ser pedidas reuniões com as empresas responsáveis pela colocação dos produtos e defendeu que quanto mais fotografias forem enviadas mais “força” a DECO tem para protestar.
A DECO diz que já partilhou as preocupações e a ação com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética e com a Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor, e acrescenta que um pequeno gesto de um consumidor pode contribuir para que uma empresa mude o comportamento.
Fonte: Observador