Todos sabemos que o tempo de sobrevivência de coronavírus varia de material para material.
Segundo um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine o vírus pode durar até 3 dias no plástico e cerca de 2 dias no aço. Os investigadores concluíram também que, apesar de permanecer mais estável sobre estes dois materiais, a carga viral reduz-se muito durante esse período. No cobre, o vírus permanecerá três horas e no cartão cerca de 24 horas.
Na hora de desinfetar as superfícies nem sempre sabemos que produtos devemos usar.
A HappyGREEN foi investigar e descobrimos dois desinfetantes eficazes na destruição de coronavírus que podemos facilmente fazer em casa.
As soluções alcoólicas a 96-98% de álcool são menos eficazes na desinfeção de superfícies e, por essa razão, devem ser evitadas.
As soluções alcoólicas a 96-98% de álcool devido à sua rápida evaporação acabam por fixar os microorganismos às superfícies em vez de as deixar limpas. Para além disso, a penetração do álcool nas estruturas biológicas que pretendemos destruir (neste caso vírus) é mais efetiva quando este está misturado com uma pequena parte de água.
As soluções alcoólicas com cerca de 70% (60-80%) de álcool são as mais eficazes para inativar coronavírus em superfícies rígidas.
Na eventualidade de não conseguir adquirir comercialmente álcool etílico a 70% e se tiver em casa álcool etílico que indica 96%-98% no rótulo, deverá fazer uma diluição com água para cerca de 70%, ou seja deve diluir em água numa proporção de 7 partes de álcool para 3 de água. Poderá prepará-lo da seguinte forma:
Material:
– Álcool etílico a 96%-98% (álcool absoluto)
– Água destilada (em falta, água engarrafada ou canalizada)
Modo de preparação:
Nota: O álcool é seguro para todas as superfícies, mas pode fazer perder a cor de alguns plásticos
A água oxigenada ou peróxido de hidrogénio é uma solução eficaz na destruição de coronavírus.
A água oxigenada comercial que normalmente temos em casa (3% ou 10 volumes) pode ser utilizada na desinfeção de superfícies e objetos, devido à sua eficácia na destruição de coronavírus. Para tal deve ser diluída, sendo recomendada a concentração de 0.5%. A sua preparação pode ser realizada da seguinte forma:
Material:
– Água oxigenada 10 volumes (3%)
– Água destilada (em falta, água engarrafada ou canalizada)
Modo de preparação:
Esta solução não é corrosiva e pode usar em superfícies metálicas. É o ideal para entrar em ranhuras de difícil acesso.
Pode espalhar sobre a área e não precisa de limpar.
Saiba quanto valem os seus tinteiros e toners vazios
Visite o nosso novo website TinteirosVazios.pt e venda-nos os seus tinteiros usados.
Cuide de si e dos outros